Vantagens do uso do Própolis
Quem nunca tomou Própolis quando estava doente na infância? Muitos não toleram o gosto, mas após ler os diversos benefícios deste produto das abelhas, duvido que você não se arrisque.
Após 20 anos de estudos, pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, confirmaram atividades anti-inflamatórias, antidiabético e antioxidante do Extrato de Própolis.
Sua composição compreende ácidos fenólicos e flavonoides entre outros compostos químicos que comprovam suas propriedades biológicas e farmacológicas.
Análises em laboratório revelaram que, alem de combater o excedente de radicais livres, associado ao envelhecimento precoce e danos celulares, ele se mostrou eficaz frente aos micróbios.
Abaixo listarei os principais benefícios:
- Combate infecções das vias aéreas superiores;
- Contribui para a integridade do esmalte dentário, ajudando a prevenir cáries e doenças periodontais;
- Fortalece a imunidade: Maior ativação de células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a distribuição dos micróbios
- Diminui os níveis de cortisol, que é imunossupressor. Ou seja, em altas taxas de cortisol, ficamos susceptíveis a queda da resposta imunológica;
- Ação bactericida;
- Antiviral para: Covid 1, herpes, herpes oster, via aumento de intérferon e células natural killer
PRÓPOLIS X COVID-19
Foi realizado um estudo clínico que investigou a eficácia do extrato de própolis ocorreu entre junho e agosto de 2020, envolvendo 124 participantes internados, em decorrência da infecção por coronavírus, no Hospital São Rafael em Salvador, na Bahia. Os voluntários tinham o seguinte perfil: cerca de 50 anos; apresentavam comorbidades; tinham sintomas da COVID-19 há cerca de oito dias; e o grau de acometimento pulmonar estava em torno de 50%.
Do total de voluntários no estudo, 40 pacientes receberam uma quantidade menor de própolis; 42 receberam uma quantidade maior de própolis; e 42 não contaram com essa suplementação. Em especial, a pesquisa adotou o EPP-AF, um extrato de própolis padronizado e patenteado pela companhia.
Resultados do estudo com própolis
“A administração oral da substância foi segura, pois não houve eventos negativos associados ao uso. Além disso, a diminuição do tempo de internação após a intervenção foi significativa. O grupo controle, que não ingeriu própolis, ficou 12 dias hospitalizado após o início do tratamento. Já os grupos que receberam doses mais baixas e mais altas ficaram, respectivamente, 7 e 6 dias internados”, explica o professor David de Jong da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e um dos autores do estudo.
“Outro ponto importante de destaque na pesquisa é que as propriedades da própolis podem ajudar a reduzir os processos inflamatórios por inibição da PAK1, que está associada a uma maior necessidade de cuidados intensivos e com altas taxas de mortalidade”, afirma o professor David.
Este estudo é um pequeno alento, outros estudos serão necessários para comprovação, mas já podemos usar o Própolis para prevenção de outra doenças e como um excelente Antioxidante.
TIPOS DE PRÓPOLIS
Existem diversos tipos de Própolis: Marrom, Verde, Vermelho, com álcool e sem álcool. O que difere é a florada das Flores que as abelhas produzem o Propolis. No caso do Verde, predomina a florada do Alecrim.
Para adequação de dosagens é necessário uma consulta consulte o seu Nutricionista.